segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Os Meninos do Comboio

S - A este falta um documento de filiação.
H – Mas no Atestado de Residência da Junta diz que ele é filho da mãe.
S – Isso não prova nada. Olhe neste o Atestado de Residência diz que vive em Portugal desde 1999 mas não diz o dia. Tem de ir pedir outro atestado de residência.
H – OK
S – E a este falta o dia no Atestado de Residência e falta a cópia dos contratos de trabalho dos pais.
H – Sim, deixe-me apontar …
S – Este você diz aqui que é renovação mas não é.
H – Ai é, é
S – Deixe-me explicar-lhe. O ano passado era cabo-verdeano, este ano tem BI, é cidadão nacional, logo não é uma revalidação.
H – Quer dizer, se eu o inscrevesse com a Autorização de Residência do ano passado …
S – Pois, mas assim vai precisar de …e posteriormente a Federação vai …

Alguém falou de integração? Na AFL não! Nem em muitos outros lugares.
O comboio é um conjunto de prédios numa freguesia de Loures. Foi assim baptizado por se assemelhar de facto a um comboio. A sua disposição relativamente ao resto da povoação faz lembrar um comboio parado na Gare. Poderia muito bem ser o comboio da integração a chegar. Poderia …
Mas não é. Os meninos do comboio são diferentes de facto. E pagam bem cara essa diferença. Para jogar FUTSAL têm de tirar 2 ou 3 vezes um monte de documentos de que os outros, aqueles que andam na mesma escola, não precisam. Têm de pagar por esses documentos um dinheiro que de todo não têm. Quando finalmente alguém os inscreve, custam 10 vezes mais que os outros. Que esperar dos meninos do comboio? Daqueles que gozam uns com os outros, porque Y não tem BI, Z não tem AR, W não tem passaporte. Na escola têm de ser iguais? Na verdade não têm. A mim parece-me que alguns meninos do comboio são cirurgicamente castigados na escola, de forma a que a esta se possa ver livre deles.
Parece que afinal o comboio está de partida.

10 comentários:

Anónimo disse...

A mim dá-me vontade de chorar, de gritar. Odeio a "Tolerância". Tolerância significa que se tolera, mas não se aceita, significa uma coisa errada a que se fecha os olhos. Significa aceitar qualquer coisa que está na margem do mau, mas por razões várias não vamos corrigir. Vamos só tolerar. É uma discriminação controlada e educada.
Não quero mais tolerância, quero Igualdade. Estou farta deste país tolerante mas discriminante. Farta, farta, farta!

Hc disse...

Um dia, li a propósito dum slogan da FIFA que falava de "igualdade", que essa era a pior forma de racismo. Acho que é disso que estás a falar.

Anónimo disse...

Se fosse para jogar na Selecção do scolari arranjava-se tudo.
deco e pepe não são portugueses nem os pais , mas o BI arranjou-se, se fosse possivel até se descobre um pai ou mãe portuguesa

Alex Sed Lex disse...

Caros amigos ... toca a por o comentário a esta situação no cantinho onde quase todo o universo do futsal da região de lisboa poderá mais facilmente acordar para este problema...

Anónimo disse...

Eu ontem mandei mail para o Instituto do Desporto, para a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, para o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. A minha esperança de resposta é nula, porque isto pertence ao mundo do futebol, ultrapassa a lei das nações e dos homens comuns.

Anónimo disse...

Olha os defensores das classes desfavorecidas agora retiram comentários. Se calhar não gostam de ler as verdades nem de serem criticados. Gente que tem a mania que é fina tem destas coisas, julgam-se acima de qualquer crítica.

Anónimo disse...

Não, não estamos acima das críticas. Por isso é que temos aqui os nossos nomes. Mas você não tem. E isso é feio e ainda é outra coisa que agora não me estou a lembrar... ah! já sei, é estúpido e infantil. Já lhe disse antes, reolva os seus problemas, procure um especialista, porque isso não é bom para a sua saúde. Não se esqueça de comer fruta e fibras também diz que é muito bom para o trânsito intestinal.

Hc disse...

Da mesma forma que o sr se acha no direito de vir para aqui largar postas de pescada e frases feitas acerca de um grupo de pessoas, nós achamo-nos no direito de lhe apagar os posts. É simples. Identifique-se, diga-nos qual é o seu problema e depois conversamos. Não temos medo de críticas, mas O NOSSO BLOG não serve para que um qualquer cidadão mal intencionado venha para aqui descarregar frustrações. Presumo que não o conheço e certamente que não nos conhece com profundidade suficiente para vir para aqui duvidar das nossas intenções. Não sei o que quer dizer com "gente fina" mas isso é conversa de quem não tem mais nada para dizer. Só dôr de cotovelo. Deve ser dos que acham que Futebol é só para arruaceiros. Se é por isso então sim. Somos "gente fina". Não vamos escrever para o blog de nenhum outro clube na condiçao de anónimos. Também não sei o que quer dizer com "intelectuais de esquerda". Nem posso falar pelos outros. Mas o chavão costuma aplicar-se a seres capazes de elaborar raciocínios simples e que nem sempre estão de acordo com tudo o que se passa à sua volta. Se é isso, então sim. Sou (eu) um intelectual de esquerda.
E é verdade sim senhor que neste clube rimos muito. É mesmo só rir! Em especial quando nos dão motivo para isso.
Fico feliz por saber que todos os dias entre as 10 e as 11 faz a sua visitinha ao nosso blog. Deixe-me dizer-lhe que temos também um site e um outro blog dedicado à campanha Amigos do Peito (os links estão na homepage deste blog) para a qual poderá contribuir, uma vez que o sr. sim é um verdadeiro defensor das classes desfavorecidas.

Anónimo disse...

- Não, não, tenho pena mas não desço ao reles nível dos insultos.
Pelos vistos preocupam-se muito com a saúde e com o que diz respeito à parte intestinal. Isto quererá dizer alguma coisa? Respondam que vocês é que são os "ciências".
- Blá blá blá .... mais um "ciências" com conversa de vendedor de banha da cobra.

Hc disse...

Não vale a pena responder mais a este tipo. É muito básico. Apaguem-lhe os posts e pronto.
Cá para mim (posso estar enganado) comeu entre 8 e 10 ameixas.