sábado, 16 de fevereiro de 2008

Anónimo disse...

Em primeiríssimo lugar, os comentários anónimos não são um problema do blog do ACC, mas sim de toda a blogosfera. As discussões sobre o anonimato sucedem-se em vários blogs e tendem a crescer com a popularidade dos blogs e a facilidade com que se lhes acede sem quaisquer travões usando o anonimato ou identidades falsas. Inclusivamente, existem blogs em que os autores dos posts são eles próprios anónimos, no sentido em que não revelam a sua identidade. A liberdade de expressão é total e essa é a parte positiva da coisa.
Em segundo lugar, o anonimato não é todo igual. Permite críticas que o autor tem dificuldade de assumir, por esta ou aquela razão, permite a discussão e a entrada em circulos que podem ser considerados de alguma forma comprometedores para a carreira ou para a vida pessoal, permite a resolução de problemas graves, sem o julgamento da sociedade.
Mas o anonimato que de facto se discute na blogosfera e que leva alguns autores de blog a assumir atitudes radicais, como fechar o blog a comentários (o que me parece que lhe retira todo o sentido enquanto blog) ou mesmo a extinguir blogs (o que espero não aconteça com o nosso) é o anonimato que destrói e que mina a confiança de um dado grupo. Esse é verdadeiramente o anonimato que incomoda, porque faz desconfiar dos que estão próximos e põe em causa o trabalho e o esforço dos que se empenham verdadeiramente nas causas. São geralmente reveladores de mau carácter e de outros maus instintos, destilando veneno e falta de valores ou princípios por parte de quem os coloca. Os argumentos do anónimo quando alguém se insurge também são sempre tristemente os mesmos quer se seja um anónimo inglês, alemão ou francês, quer o tema seja cinema, culinária ou terapias alternativas - não se quer ouvir críticas, só estamos dispostos a elogios e palmadas nas costas, não estamos abertos a sugestões, blá,blá,blá. Tudo errado, mas não me vou dar ao trabalho de explicar isto a quem decidiu conduzir a sua vida dessa forma. A internet só revela de forma mais clara a forma como as pessoas decidiram posicionar-se na vida e isso é um problema delas.
As soluções não são muitas e são pouco eficazes. Ao nível técnico pouco se pode fazer, mesmo fazendo o delete cego de todos os posts anónimos, não só paga o justo pelo pecador, como se passa a ter identidades falsas a assinar comentários, o que vai dar ao mesmo, ou ainda a pior.
A única solução, passa, como sempre pelo bom senso e pela atitude correcta.
O bom senso tem a ver com um esforço de registo de todos os que benevolamente querem participar, independentemente de dizerem coisas positivas ou negativas. Só o registo garante que é de facto aquela pessoa que está a postar.
A atitude correcta passa por permanecermos imperturbáveis e não dar crédito a quem decide destruir sem se justificar, sem mostrar um nome ou uma cara com a qual se possa discutir de forma razoável.
Sei que por vezes custa, porque a provocação e a simulação de que "se está muito por dentro" são armas habituais do anonimato, mas ainda assim temos que fazer um esforço. É só mais um esforço, dentro da enorme quantidade de esforços que temos de fazer para construir e fazer crescer um clube magnifico como o ACC se está a tornar, porque mesmo com anónimos o ACC cresce e garanto-vos que quanto mais crescer, mais anónimos existirão.

5 comentários:

campeao disse...

Não tenho nada a acrescentar. A Anabela "tirou-me as palavras da boca", como se costuma dizer.

Anónimo disse...

acho bem acho que é uma falta de educaçao falar sem se dar a conhecer......

Anónimo disse...

Clarinho!
Cada um vê e fala das coisas conforme lhe convém mais...

Anónimo disse...

Exacto. E conforme tira mais ou menos proveito delas... Isso da amor à camisola era no tempo do Eusébio.

Anónimo disse...

quanto tempo demoras-tea escrever este texto,anabela.